Notícia

Adesivos de parede: dicas para revitalizar qualquer ambiente

Compartilhar:
30/01/2018

Os adesivos de parede são uma ótima opção para quem quer dar uma cara nova em algum ambiente da casa, sem ter que gastar muito e sem ter dor de cabeça. A maioria tem uma aplicação muito simples, dá até para fazer sozinho.

Como escolher o adesivo de parede?

O adesivo pode ser usado em qualquer ambiente, e com muitas possibilidades de desenho, cores e tamanhos. Há adesivos menores, só com um determinado desenho ou escrita e outros que imitam o papel de parede.

Sala

A sala é um ambiente muito importante, pois é onde nos reunimos com a família, amigos, onde relaxamos após um dia cansativo. Os adesivos podem ajudar a criar uma ambientação bem bacana. Dá para usar frases divertidas ou algum desenho que combine com você e com os móveis da sala.
Leia também: 18 lojas de decoração supercriativas para dar um up na sua casa

Quarto

O quarto é a parte mais pessoal da casa, é o melhor lugar para imprimir toda a personalidade nos adesivos e decoração. Os desenhos ficam muito bonitos nos quartos, dá para brincar com a arquitetura e com os móveis. Há adesivos que simulam uma cabeceira na cama, fica muito criativo! Mas, é bom evitar adesivos grandes que tenham cores muito vibrantes, pois pode ficar cansativo e atrapalhar o sono.

Uma dica legal para quem divide quarto, como irmãos, é utilizar diferentes tipos de adesivos no lado de cada um do quarto, pois assim dá para cada um deixar seu cantinho com a sua cara.

Cozinha

Um tipo de adesivo muito utilizado em cozinhas é o de ladrilho hidráulico, aqueles que simula azulejinhos. Ele é ótimo para dar uma descontraída na cozinha, dá para utilizar desenhos diferentes, fica uma montagem bem bonita e colorida. Há ainda a opção de adesivagem de quadro negro, imitando o efeito de uma lousa onde é possível escrever e desenhar.

Banheiro

No banheiro é bacana brincar com o ambiente, pensar além das paredes. Por exemplo, a adesivagem do box de vidro fica muito interessante, ou até mesmo no espelho, com alguma frase ou a simulação de uma moldura.

É bom optar por um adesivo mais resistente, como o vinílico, pois há muita umidade no banheiro e é um local que precisará de mais cuidado e manutenção. Neste caso, para o adesivo ficar reto, é importante utilizar massa acrílica para nivelar a parte do rejunte com a cerâmica.

O mais importante, mais que qualquer dica de tendência é pensar em sua personalidade para escolher o adesivo. Não adianta ser um adesivo lindo, se não combina com você.

Adesivo x papel x tecido de parede

Os adesivos de parede são mais práticos e bem mais baratos. Podem ser aplicados em diversos formatos, mas geralmente não são são utilizados para cobrir a parede toda, é mais comum serem usados de uma forma mais específica na decoração, com desenhos ou textos, por exemplo. O ideal, nesse caso, seria optar pelo papel ou tecido de parede.

Já os papéis de parede são mais tradicionais e requerem uma técnica de aplicação um pouco mais complexa. Ainda assim, podem ser aplicados sem muita dificuldade. Só tome cuidado para que não fiquem com bolhas de ar. A manutenção é feita somente com a limpeza, passar o aspirador ou espanador semanalmente e um pano levemente umedecido às vezes.

Os tecidos de parede, por sua vez, têm uma durabilidade maior, porém, a aplicação apresenta um nível de dificuldade maior. Para a limpeza, use apenas aspirador, espanador ou um pano seco. É importante lembrar que os tecidos não são indicados para ambientes úmidos, pois a cola não adere da forma adequada nesse caso.

Cole nessa tendência e se entregue de vez aos adesivos!

Fonte: Portal Dicas de Mulher (Por Camila Mocki) / Foto: IStock

Mais notícias