Notícia

Exposição retrata história da Sorocabana

Compartilhar:
27/07/2018

O público poderá conferir, a partir do dia 31 de julho, a exposição “Trilhando Memórias”, no Museu da Estrada de Ferro Sorocaba (MEFS). Para contar um pouco de sua história foram reunidos relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi decisiva para o desenvolvimento do interior do Brasil, levando o progresso ao longo das cidades e dos povoados que seus trilhos cortavam.

Este evento acontece em comemoração aos 20 anos do Museu, celebrado em novembro passado, e foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) do município. A curadoria é de Larissa Rizzatti Gomes.

O objetivo da exposição é contar a história da ferrovia, mas não da forma tradicional, e sim pela perspectiva da memória afetiva e experiência das pessoas. Esse trabalho levou nove meses para ser desenvolvido, tendo como ponto de partida a coleta de depoimentos de voluntários interessados em compartilhar suas memórias a respeito da Estrada de Ferro Sorocabana.

Para a museóloga da Secultur Daniella Gomes Moreira, e responsável técnica pelo MEFS, “A exposição é uma oportunidade importante para dar visibilidade à instituição e construir a história sobre a ferrovia na região de Sorocaba por uma nova visão”.

EXPOSIÇÃO TRILHANDO MEMÓRIAS
Aberto ao público: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30
Período: de 31 de julho a 30 de setembro/18
Entrada: gratuita
Local: Museu da Estrada de Ferro Sorocabana - rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária
Mais informações: (15) 3231-1026

Mais notícias