Notícia

Economize na conta de energia com dicas simples de decoração

Compartilhar:
15/01/2018

Não precisa ser dono de uma casa para saber que a conta de energia é uma das mais altas em um orçamento doméstico, certo? O que poucas pessoas sabem é que existem formas de gastar menos energia optando por alguns equipamentos específicos ou até tomando certas atitudes no dia a dia.

Para te ajudar a economizar na conta de luz, trouxemos algumas recomendações que ajudam a poupar. Confira!

1. Preste atenção ao tipo de lâmpada utilizada

As lâmpadas incandescentes costumam gastar quatro vezes mais energia do que as lâmpadas fluorescentes. Isso porque ela se caracteriza por converter a energia em luz e calor, o que faz com que consuma mais. Apesar de serem mais baratas, apenas 5% da energia gerada é convertida em luz. Os 95% restantes são transformados em calor, o que explica o grande desperdício que geram.

Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes possuem em sua composição uma pequena quantidade de mercúrio, elemento tóxico e prejudicial para o homem e para a natureza. Por isso, ao descartá-la, certifique-se de fazer a reciclagem correta.

Já as lâmpadas de led são mais caras, porém costumam durar mais, não possuem mercúrio e não atraem insetos.

2. Aposte em iluminação portátil

A segunda dica é utilizar lâmpadas portáteis, como luminárias e abajures para evitar ligar as luzes da casa toda. Foque nos ambientes com maior circulação e invista em iluminação pontual para eles, como o corredor e escadas.

Além do efeito decorativo, há uma economia considerável de energia, já que não vai ser preciso ligar a luz da sala para acessar o corredor, por exemplo.

3. Busque a iluminação natural

Outra maneira de economizar é utilizar formas para aproveitar a luz solar por mais tempo. Existem estratégias arquitetônicas para isso que devem ser pensadas no momento da construção da casa.

Utilize cores claras

Quanto mais clara for a cor utilizada nas paredes, menos iluminação elétrica será usada nesses ambientes. A cor branca, por exemplo, é a que menos retém o calor, o que favorece a um menor uso do ar condicionado ou ventiladores.

Janelas e portas de vidro

Outra alternativa é investir em produtos de vidro, para aproveitar ao máximo a luz que vem de fora da casa. Se necessário, utilize cortinas com cores claras para amenizar o reflexo do sol.

Teto solar

Escolha um ambiente que você considere escuro da casa e faça um teto solar. O local será iluminado com luzes naturais e a energia elétrica acaba ficando em segundo plano, o que faz toda a diferença no final do mês.

4. Não desperdice energia

Apague as luzes sempre que não estiver usando o ambiente. Isso também é válido para equipamentos como TV e computador, desligue-os completamente se for dormir ou se não for mais utilizar.

Fonte: Site Viva Decora / por Laura Machado / Crédito foto: Sala-de-estar-branca-com-cortinas-brancas-Projeto-de-Leonardo-Muller

Mais notícias